quinta-feira, 22 de maio de 2008

COMUNISMO X CAPITALISMO




COMUNISMO: É um sistema econômico que nega a propriedade privada dos meios de produção e que visa o fim das classes sociais na sociedade.Para isso propõe uma organização econômica que passe pela desapropriação das propriedades privadas e pela distribuição igualitária dos recursos gerados.

Características:
►ausência de propriedade privada;
►ausência do ESTADO e de senhores da terra;
►ausência de classes sociais;
►existência da igualdade entre as pessoas.

O principal autor do denominado Comunismo é Karl Marx, e o principal livro escrito por ele é: ”O Manifesto do Partido Comunista”.

“A palavra comunismo apareceu pela primeira vez na
imprensa em 1827, quando Robert Owen se referiu a socialistas e comunistas. Segundo ele, estes consideravam o capital comum mais benéfico do que o capital privado. As palavras socialismo e comunismo foram usadas como sinônimos durante todo o século XIX. A definição do termo comunismo é dada após a Revolução russa, no início do século XX, pois Vladimir Lenin entendia que o termo socialismo já estava desgastado e deturpado. Por sua teoria, o comunismo só seria atingido depois de uma fase de transição pelo socialismo, onde haveria ainda uma hierarquia de governo”. ( dados da Wikipédia).

CAPITALISMO: É um sistema económico baseado na propriedade privada dos meios de produção e na propriedade intelectual e no livre mercado. Sendo que o termo foi usado pela primeira vez como “capitalista”- aquele que possui o CAPITAL. Para muitos economistas, o capitalismo moderno tem seu início na Revolução Industrial, que sse deu na Inglaterra no século XVIII (1784-1785).
Características:
►Propriedade privada;
►acúmulo de bens e capital;
►classes sociais diferenciadas;
►Existência de um ESTADO;
►mais-valia ou lucro: aquilo que sobra da produção, além do que é necessário ao uso do que é produzido;
►competitividade;
►livre iniciativa ( liberalismo econômico e político – conceito desenvolvido por Adam Smith, o principio do "laissez-faire" - o governo não deveria tomar posição no funcionamento livre do mercado- a denominada “ Mão –Invisível do mercado).

“Algumas pessoas enfatizam a propriedade privada de capital como sendo a essência do capitalismo, ou enfatizam a importância de um mercado livre como mecanismo para o movimento e acumulação de capital, já que um livre mercado é uma consequência lógica da propriedade privada”. ( dados da Wikipédia).
“(...)há uma discussão se o capitalismo é específico a uma época ou região geográfica particular ou se é um sistema universalmente válido, que pode existir através do tempo e do espaço. Alguns interpretam o capitalismo como um sistema puramente econômico; Marx, por sua vez, admite que o mesmo é um complexo de instituições político-econômicas que, por sua vez, determinará as relações sociais, éticas e culturais.” ( dados da Wikipédia).


Questão:
- Tendo por base os dois excertos de texto acima, escreve sobre os dois sistemas (comunismo/socialismo X capitalismo) enfatizando as características fundamentais de cada um deles e explicitando aquilo que você pensa da realidade que vivemos hoje.


Ilustração de Mauro Andriole

Nenhum comentário: