domingo, 25 de maio de 2008

40 ANOS - MAIO DE 68




O QUE ACONTECEU EM MAIO DE 1968?

Em Maio de 1968 uma greve geral aconteceu na França.

Alguns filósofos e historiadores afirmaram que essa rebelião foi o acontecimento revolucionário mais importante do século XX, por que não se deveu a uma camada restrita da população, como trabalhadores ou minorias, mas a uma insurreição popular que superou barreiras étnicas, culturais, de idade e de classe. Começou como uma série de greves estudantis que irromperam em algumas universidades e escolas de ensino secundário em Paris, após confrontos com a administração e a polícia.

A acção estava na rua: centenas de milhares de estudantes enfurecidos marchavam sobre a calçada parisiense, levantavam a calçada até descobrir “a praia”.
Ao fim de trinta dias, Paris era outra cidade, França outro país, a Europa outro continente, e o Mundo, um mundo mundo. O impossível realizava-se.
“A imaginação ao poder!” “É proibido proibir!” , eram as frases e gritos de ordem nas ruas.

Há 40 anos, estudantes franceses engravatados atiraram pedras contra a polícia e exigiram que o duro sistema pós-guerra mudasse. Hoje, a classe estudantil [na França], preocupada com a busca por empregos e a perda de benefícios estatais, marcha pelas ruas pedindo para que nada mude. Maio de 1968 foi um divisor de águas na vida da França, um momento sagrado de libertação para muitos, em que a juventude se uniu, os trabalhadores ouviram e o governo semi-real do general De Gaulle se assustou.
A direita chama o incidente de "evento", enquanto a esquerda afirma que foi um "movimento".

Enquanto a revolta da juventude se tornou generalizada no Ocidente - dos protestos anti-Vietnã nos Estados Unidos aos Rolling Stones em uma descontraída Londres e finalmente a organização terrorista alemã de extrema esquerda Baader-Meinhof - a França foi onde os protestos da geração do baby-boom se aproximaram mais de uma revolução política real, com mais de 10 milhões de trabalhadores em greve, e não só como uma reação contra as regras de opressão sociais, educacionais e de educação sexual.
Em 1968, "A esperança era mudar o mundo, assim como a Revolução Bolchevique, porém foi inevitavelmente incompleta, e as instituições do Estado foram intocadas", disse Glucksmann ( ator e intelectual francês).


Fontes: BBC, Estadão e Wikipédia
PENSEMOS COMO USAR O EXEMPLO DO MOVIMENTO DE MAIO DE 68 PARA ANALISARMOS O ESTADO DAS COISAS NA ATUALIDADE, NÃO SÓ NA FRANÇA, JÁ QUE ESTA É UMA REALIDADE UM TANTO DISTANTE, MAS PRINCIPALMENTE NA REALIDADE QUE NOS RODEIA, DE UMA MANEIRA MAIS PRÓXIMA, NO BRASIL, POR EXEMPLO.




Nenhum comentário: